O leopardo, o cão e a cabra

Nzĕ, mvú yà kábàn

​Era uma vez um Leopardo, um Cão e uma Cabra que viviam juntos. Naquele tempo, chegou de repente a fome e decidiram ir pescar.

Ao saírem para pescar, chegaram a um rio grande metido no bosque e canalizaram-no com represas. O Leopardo foi pescar a montante, o Cão estava de seguida e, mais abaixo, encontrava-se a Cabra.

Começando a desaguar o seu reservatório, o Leopardo disse:

— Havendo pesca ou não, comerei alguém.

O Cão disse:

— Que coisas diz o Leopardo! Temo que isto não acabe bem.

O Cão saiu e começou a pescar dizendo:

— Quem não consiga correr morrerá.

A Cabra ouviu-o e disse:

— O que significa isto que o Cão diz? Será porque sou eu quem menos corre? Assim, sou eu a que há-de morrer.

Ela também começou a desaguar o seu reservatório dizendo:

— Cada professor com a sua cartilha…

Assim passou o dia e não capturaram nem um só peixinho. Quando regressavam à aldeia, o Leopardo parou ao chegar à zona de aguada e disse:

— Meus amigos, se é certo que não houve pescaria, não é por isso que vou passar fome. Tenho que devorar um de vocês aqui mesmo.

O Cão saltou e pôs-se a correr, grrrrr. O Leopardo também, perseguindo-o. Então, a Cabra, ao ficar sozinha, disse:

O que faço? Serei tonta? Porque estou quieta? Quando regresse este indivíduo, porque sei que não vai apanhar o Cão, virá atrás de mim.

A Cabra, por seu turno, começou a correr lentamente até uma velha plantação e foi deixando marcas por toda a parte na lama, de forma confusa. Em seguida, pulou, pás!, e, ao cair, afundou-se na lama, nhoc!, e ficou submergida de tal forma que, de fora, só se viam os olhos.

Quando o Cão escapou, o Leopardo deu meia volta para ir em busca da Cabra. Voltou, grrrrr, e chegou. Mas, ao querer meter-se na lama, viu tantas marcas que disse:

— Como vou saber aonde foi a Cabra?

Sem se amedrontar com isso, foi caminhando como a Cabra o havia feito e rapidamente se encontrou diante de mimendono, porque de fora só se viam uns olhos arregalados.

— Mimendono!, Mimendono!

— Sim?

— Viste passar por aqui uma Cabra?

— Já matei nove leopardos e tu serás o décimo.

O Leopardo disse:

— Cuidado com este tipo que diz que já matou nove leopardos e que serei o décimo! Se vou ser a tua próxima vítima, pés, para que vos quero?

Saltou e fugiu para o monte. Assim se foi o Leopardo, sem devorar nem a Cabra e nem o Cão.