Promessa Cumprida

Um fiju femia ku tabanka misti

​Havia um homem numa tabanca que tinha uma filha da qual todos gostavam e queriam casar com ela. O pai, que era muito vaidoso, disse que quem quisesse casar com a filha devia ter muito dinheiro e estipulou uma quantia que sabia que quase todos na tabanca não tinham. Para sua surpresa, apareceram três candidatos dispostos a conseguirem esse montante e foram para sítios diferentes buscar esse dinheiro. O homem disse-lhes que num determinado dia deveriam apresentar-se com o montante por ele exigido.

Foram e no dia combinado os três apareceram na mesma hora e no mesmo local com o montante por ele exigido, sem nenhum tostão em falta.

O homem, comprometido e embaraçado voltou a desafiar os concorrentes em como quem conseguisse atravessar o rio sem se molhar casaria com a sua filha, uma vez que na primeira aposta empataram.

Os três homens foram ao rio. O primeiro pegou na sua arma, disparou um tiro, foi sentar-se em cima da bala e atravessou o rio sem se molhar. O segundo tinha um grand boubou (uma túnica), entrou no rio e, ao sair na outra margem, tirou a túnica que sacudiu, e ao invés de deitar água expeliu poeira.

O terceiro pegou na sua catana, deu um golpe na água, o rio dividiu-se ao meio e ele foi até à outra margem sem se molhar.

Desta feita, os três repetiram a mesma proeza e o homem ficou encostado contra a parede sem saber o que fazer. Mas para não passar vergonha pelo desafio que lançara, pegou na filha, esbofeteou-a e ela transformou-se em três meninas, que entregou uma a cada concorrente, livrando-se assim da vergonha.