À procura de um Rei

E na buska algin pa reynansa

​Er, er, er certo…

Havia num reino uma preocupação de encontrar um novo rei, um rei que devia preencher um certo requisito. Todo o candidato deveria ter uma determinada altura e quem não tivesse essa medida, que fosse menos ou mais alguns milímetros, não serviria.

Todos os homens daquela cidade foram medir-se mas ninguém tinha aquela medida. Homens importantes, grandes comerciantes, lavradores, etc., todos foram candidatar-se mas nenhum deles foi seleccionado.

Um sapateiro pobre, que reparava os sapatos dos seus clientes, viu aquela movimentação e perguntou:

— O que é que se passa?

Explicaram-lhe que estava-se à procura de alguém para reinar no país e ele disse que queria ir também se submeter ao teste. Então as pessoas começaram a rir-se dele dizendo:

— Se os homens mais destacados da cidade foram e não serviram, será você que vai servir? Tenha paciência, não goze connosco!

Mas ele insistiu e foi. Chegado perante os jurados, estes começaram a medição: pela frente ele tinha a altura exacta, por trás a mesma coisa, de lado ele tinha a altura que se exigia. Então, o responsável pela medição comunicou aos outros que tinham encontrado o homem ideal para o posto real e assim o sapateiro pobre foi declarado rei da tabanca.