O caçador e os seus cães

Munthu bodzi adacoka kumui kwace na Mbwaya Zace

​Era uma vez, um homem que foi à caça com os seus cães. Depois de tanto caminhar sem encontrar qualquer presa, decidiu regressar a casa. Estava já cansado e tinha também muita sede, mas nessa região não havia nenhuma fonte de água onde pudesse satisfazer as suas necessidades. De repente, viu uma lagoa com água bem fresca, o que o deixou aliviado. Atirou o seu machado ao chão, molhou a garganta bebendo aquela água juntamente com os seus cães.

Quando estava perto da sua aldeia, deparou-se com um embondeiro grande, onde havia uma colmeia cheia de mel. Utilizou o seu machado para cortar uns paus que espetou na árvore. Assim, subiu com um recipiente feito com a casca da árvore e de lá tirou muito mel saboroso. No entanto, quando estava a descer da árvore, um dos paus espetados no embondeiro caiu e o caçador ficou impossibilitado de chegar a baixo.

O caçador aflito lamentou-se, dizendo:

— Se estes meus cães fossem pessoas haveriam de me ajudar, colocando o pauzinho no lugar para eu poder descer!

Entretanto, o mais velho dos cães disse:

— Meu amo, nós podemos ajudar-te muito bem, mas deverás manter isso em segredo, porque de contrário poderá te trazer uma mágoa!

O caçador jurou não revelar a ninguém o que havia acontecido. Então o cão mais velho fez o que o amo lhe pediu e o caçador desceu alegremente com o seu mel no recipiente. Perto da sua casa, encontrou um coelho que de seguida os cães mataram. Quando chegou a casa, a primeira coisa que fez foi dar aos cães o mel saboroso. Depois preparou o coelho, tendo entregue a melhor parte da carne aos cães. A mulher estranhou a atitude do marido, na medida em que ele não se comportava daquela maneira habitualmente. Ela, toda espantada, perguntou ao marido:

— Porque é que fazes isto hoje?

E o marido respondeu:

— Tu não sabes o que estes animais fizeram por mim! – Enquanto o caçador explicava à esposa o que havia acontecido, o cão grande ia acompanhando o desenrolar da conversa entre ambos, abanando o rabo como sinal de alerta para o caçador parar de contar o segredo. Ele continuava a contar tudo à sua esposa e, repentinamente, caiu e morreu.