O preguiçoso

Ngara nya gole guhodza

​Numa certa família de quatro irmãos, o pai era latifundiário e possuía muito gado bovino. Um dos irmãos, não aceitava apascentar o gado familiar. Quando chegou a vez dele se casar, era necessário proceder-se à cerimónia de Lobolo. Consultados os irmãos, ninguém se oferecia para fornecer bois para o irmão refractário.

O irmão, prestes a casar, vivia distante da casa dos pais. Ouviu dizer que havia um churrasco em casa destes e, subtilmente, apareceu, rodeado de alguns amigos. Esta situação embaraçou os irmãos, uma vez que se tratava de um convívio que envolvia os restantes irmãos que participavam na actividade de pastorícia. Nenhum dos irmãos se predispunha a servir carne de vaca ao irmão “preguiçoso”. Eles não se importavam de servir verduras ao irmão, mas nunca carne de vaca, por retaliação ao facto dele não gostar daquela tarefa.

Depois da intervenção do pai, o irmão refractário reconheceu o seu erro e ofereceu-se para apascentar o gado. A partir daí, teve direito à carne de vaca e a usar aqueles bois da família para fazer o seu casamento.

Moral da história: Não devemos desrespeitar os conselhos dos pais e dos mais velhos, sob o risco de sermos estigmatizados pela sociedade. “A obediência honra e glorifica”.