Ngembo, o morcego e Moi, o sol

Ngembo na Moi

​Era uma vez dois amigos: Ngembo e Moi. Dois bons amigos que se visitavam e partilhavam muitas vezes as suas tristezas e alegrias.

Um dia, Ngembo ouviu dizer que o filho do amigo estava doente. Disse para consigo:

— Tenho de ir visitar o filho do meu amigo.

Pegou então no saco onde costumava pôr o seu amuleto e pôs-se a caminho. Quando chegou à casa do amigo, encontrou muitos curandeiros que tentavam em vão tratar e curar a criança.

Observou durante uns instantes e constatou que os tratamentos eram insuficientes. Chamou o amigo à parte e disse-lhe assim:

— Meu amigo, acho que os teus curandeiros já mostraram as suas limitações, eu posso tratar a criança e curá-la.

— Está bem – respondeu Moi.

De imediato, Ngembo tirou o amuleto do saco. Entregou-o ao amigo com a recomendação de o doente o usar durante dois dias. Moi fez o que lhe foi dito. Ao fim de dois dias, o doente ficou curado. Esta cura deixou Moi e muitas outras pessoas contentes.

Tempos depois, Ngembo começou a pedir ao amigo que lhe devolvesse o seu amuleto. Veio vê-lo uma primeira vez e Moi mandou-o embora com desdém:

— Pára de me incomodar! Deixei-o algures em casa e vou procurá-lo num outro momento.

Decepcionado, Ngembo regressou a casa.

Alguns dias depois, Ngembo voltou para reclamar o amuleto pela segunda vez. De novo, Moi, com desprezo, correu com ele. O mesmo aconteceu uma terceira vez.

Desencorajado, Ngembo ficou em casa durante vários dias sem ir reclamar o amuleto. Mas aconteceu que o próprio filho contraiu a mesma doença que o filho de Moi. Assim, decidiu ir recuperar a todo o custo o seu remédio em casa de Moi. Encontrou-o bem vestido, prestes a sair e disse-lhe:

— O meu filho contraiu a mesma doença de que padeceu o teu. Devolve-me o meu medicamento. Tenho de tratar o meu filho.

— Não, tal como me vês, muito bem vestido, achas que serei capaz de voltar a entrar em casa para procurá-lo? – retorquiu Moi.

Nisto, deixou Ngembo e foi-se embora. Este regressou a casa todo triste. Tentou tratar o filho com outros medicamentos, mas em vão. A criança morreu.

Desde esse dia, Ngembo decidiu pôr termo à sua amizade com Moi. Resolveu nunca mais vê-lo. É por esta razão que Ngembo só sai à noite com a cara voltada para o chão, com medo de se encontrar com Moi.