Corrida entre o macaco e a tartaruga

Wünak na wüngërbe

​Um dia um macaco e uma tartaruga envolveram-se numa forte discussão sobre quem era mais veloz. O macaco dizia que a tartaruga não tinha fôlego para correr com ele. E a tartaruga também afirmou que o macaco não podia competir com ela. E como ninguém dava o braço a torcer, decidiram organizar uma corrida, para ficarem a saber qual dos dois era mais rápido. Escolheram um leão para árbitro, e este fixou a data da competição para dois dias depois do início da disputa.

Entretanto, como a tartaruga sabia que não tinha recursos físicos para rivalizar com o macaco, decidiu pôr em prática um estratagema para neutralizar o adversário. Na véspera da corrida, arranjou dois cachos de bananas bem cozidos, levou-os à tardinha para o local da contenda e colocou-os na berma da estrada, de forma visível.

No dia seguinte, logo de manhã, os dois apresentaram-se pontualmente no ponto de partida. Mal foi dado o sinal de partida, o macaco disparou logo à frente. Ao virar numa curva à sua esquerda, o macaco deu com um dos cachos de banana. Parou e olhou para trás, para ver se via a tartaruga, mas esta ainda estava bastante atrasada. Pôs-se então a comer até acabar todas as bananas que havia no cacho. Retomou a corrida e passado algum tempo deparou-se de novo com um segundo cacho de bananas na berma da estrada. Deteve-se outra vez para se deleitar com o fruto. Antes, virou-se para verificar onde se encontrava a tartaruga, mas a estrada estava deserta. Confiante, o macaco sentou-se e deu largas ao seu apetite. Comeu, comeu e comeu tanto, que alguns minutos depois acabou por adormecer no local. Acordou cerca de seis horas depois, quase ao pôr-do-sol. Arrancou a toda a velocidade, mas já era tarde. Enquanto dormia, a tartaruga aproveitou para recuperar o atraso, cortou a meta em primeiro lugar, e ficou sentada tranquilamente à espera do macaco.